PUBLICIDADE

Rondonópolis: arranjo produtivo fortalece o setor de confecções

PUBLICIDADE

O aumento do faturamento das indústrias de confecções e acessórios da Região Sudeste de Mato Grosso é um dos resultados obtidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções, desenvolvido pelo Sebrae-MT, juntamente com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), no município de Rondonópolis. O fortalecimento das relações locais, regionais e nacionais das empresas, se deu graças à ampliação da carteira de clientes e redução dos custos de matéria-prima. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, o trabalho do arranjo consiste em fornecer técnicas e meios para os empresários atingirem os resultados pretendidos. “São oferecidos cursos de formação de mão-de-obra especializada, acesso a serviços financeiros, aprimoramento de gestão das empresas, além de cursos de inovação e acesso a tecnologia”.

Nos últimos quatro anos, a formatação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções de Rondonópolis permitiu o amadurecimento empresarial e técnico do setor. Os avanços são notados desde a inovação tecnológica, observados no lay-out de lojas e investimento em software para o processamento das informações comerciais das empresas.

Para Nadaf, o APL também contribuiu para o incentivo ao cooperativismo, na medida em que lojistas passaram a focar de forma coletiva um objetivo comum. Além disso, com o trabalho de capacitação empresarial, e orientação, foi possível os empresários passarem a conhecer detalhes administrativos e técnicos da empresa antes não controlados. “Custos de material, números de produtos vendidos por mês e outras técnicas desconhecidas, até então, pela maioria dos empresários”.

Entre os aperfeiçoamentos do setor na região de Rondonópolis estão também melhoria do porte técnico e linha de produção dos produtos. Pois mesmo sendo fabricantes de produtos do setor de confecções, os empresários da indústria, por exemplo, têm espaço para vender ao varejo. Essa adequação foi feita nos últimos dois anos.

Com a criação do APL, o setor tem conseguido acompanhar o crescimento que o mercado exige. Segundo Nadaf, isso pode ser visto com as características de mais investimentos. “O amadurecimento desse setor pôde ser visto nos itens de inovação tecnológica, capacitação pessoal e técnica. E também o trabalho da gestão empresarial, capacidade de compra, de gerenciamento financeiro e administrativo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE