O governo de Mato Grosso prepara sua estréia nas concessões rodoviárias até o fim de fevereiro. Trata-se da MT-130, entre Rondonópolis e Primavera do Leste, na região Sul, por onde passam cerca de 13 mil veículos por dia. De acordo com os estudos, o vencedor poderá instalar dois pedágios nos 122 quilômetros concedidos,
no valor de R$ 3.
Segundo o secretário-adjunto de Transportes de Infra-Estrutura do Estado de Mato Grosso, Alexandre Corrêa de Mello, outros 518 quilômetros são passíveis de concessão e estão em estudo, no momento. “Hoje pouco mais de 15% dos 28 mil quilômetros de estradas estaduais são pavimentadas no Mato Grosso.”
Os governos federais e estaduais preparam uma nova onda de concessões rodoviárias de norte a sul do País. Até agosto do ano que vem, cerca de 8,9 mil quilômetros de estradas deverão ser transferidas para a iniciativa privada, que ficará responsável por investimentos da ordem R$ 22 bilhões na melhoria, modernização e duplicação das vias. No total, 24 trechos serão contemplados em leilões de concessão ou por meio de parceria público-privada (PPP).
Especialistas garantem que há apetite por parte dos investidores, apesar da crise financeira e da escassez de crédito. Mas alertam que tudo vai depender das condições estabelecidas nos editais e da rentabilidade do negócio. Alguns trechos podem não ter a disputa esperada, especialmente por parte das grandes empresas do setor. Novos nomes devem surgir, especialmente em áreas onde ainda não há concessões.