A rodovia da Gleba Barreiro deverá ter mais cerca de 15 quilômetros de asfaltamento neste ano. A previsão da associação que coordena o projeto de asfaltamento é retomar as obras ainda em maio. A gleba Barreiro é formada por médios e grandes produtores rurais, que estão empenhados em, juntamente com o Governo Estadual, concluir a obra para dar mais condições de trafegabilidade à rodovia, por onde passam centenas de caminhões anualmente, durante a colheita de grãos e também posteriormente, com o transporte de insumos.
Em 2004, foram asfaltados 26 km. Em 2005, foram mais 18, sendo que outros 5 quilômetros ficaram com a terraplenagem pronta. No ano passado, devido a crise na agricultura e a uma queda na arrecadação do Estado, não foi dado continuidade ao projeto. “Neste ano, devem ser concluídos os cinco quilômetros de capa asfáltica e mais 10 km de asfalto”, disse o empresário e um dos membros da associação, Natalício Ligoski (ex-secretário municipal de Finanças em Sorriso)
O projeto original é de 75 quilômetros até a estrada dos Pioneiros que liga Sinop a Sorriso. O asfaltamento é realizado através de convênio entre produtores rurais, Governo do Estado e prefeituras. Cada produtor ou proprietário de área contribui, em média, com 2.8 sacas de soja por hectare.