domingo, 5/maio/2024
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Rodovia da Mudança muda as perspectivas de municípios da região Norte

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Para quem chegou na região há mais de vinte anos, a pavimentação de uma estrada era um sonho muito distante. Hoje, a realidade está sendo aos poucos transformada graças a um modelo de parceria que deu certo – os consórcios rodoviários formados entre produtores rurais e o Governo do Estado.

Um desses modelos, o Consórcio dos Beneficiários da Rodovia da Mudança, MT-449, foi o primeiro a ser formado no Estado no início da atual administração e serviu de referência para os cerca de trinta criados posteriormente em Mato Grosso. Graças ao investimento de quase R$ 28 milhões, a rodovia que corta as cidades de Lucas do Rio Verde e Tapurah foi pavimentada em 96 quilômetros, melhorando o acesso à BR-163 e trazendo melhorias antes não imaginadas por quem está na região desde o início da formação dessas cidades.

Um dos penúltimos trechos da estrada foi inaugurado nesta sexta-feira (16) pelo governador Blairo Maggi, o secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti e o prefeito de Tapurah, Carlos Capeletti.

“A cidade estava isolada em função da falta de pavimentação e depois dessa obra estamos em um momento de aproveitar para atrair novos investimentos, pois agora acreditamos que entramos no eixo da BR-163”, destacou o prefeito.

A Rodovia da Mudança será a primeira das estradas pavimentadas por meio de consórcios a implantar o sistema de pedágio, cuja arrecadação será revertida na manutenção da MT-449. A praça de pesagem e as balanças já foram construídas e instaladas e a previsão, conforme o presidente do Consórcio, Vilson Copetti, é de que entre em funcionamento dentro de 45 dias.

Um dos pioneiros da formação do Consórcio e tesoureiro do empreendimento, Luis Humberto Eicoff, falou dos desafios quando da instituição da parceria com o Estado. “Não tínhamos um modelo, foi desafiador primeiro pela falta de experiência nessa área e depois pelo tempo com que queríamos concluir a primeira fase, que foi de 53 quilômetros. O que aprendemos, como formamos e onde erramos serviu de base para que os consórcios seguintes tivessem em que se basear e tornar ainda mais profissional o investimento”, observou.

“Um sonho muito distante para as famílias que aqui viviam e a parceria da sociedade transformou essa realidade, pois sozinho o Governo não tinha como fazer essas obras e hoje o que começou como uma experiência pioneira trouxe esse sonho distante para uma realidade mais próxima de cada uma das pessoas que por essas rodovias transitam”, afirmou o governador ao destacar que a parceria com os produtores rurais inverteu uma lógica de que devia ser o Governo o responsável pelo gerenciamento dos investimentos aplicados nos projetos de pavimentação via consórcios.

“A história de Mato Grosso não é de construção de rodovias, por isso ao longo dos últimos dez anos pouco se realizou em pavimentação no Estado. A inversão da lógica, dando aos consórcios a responsabilidade por gerir o investimento e mudando conceitos, possibilitou que chegássemos em três anos e meio a 1.800 quilômetros de estradas estaduais pavimentadas”, reforçou Maggi.

Para o governador, o correto gerenciamento serviu de exemplo e mostrou que os recursos puderam obter mais ganhos, como por exemplo, de trechos de algumas rodovias chegar ao menor custo já praticado pelo Estado que é de R$ 200 mil o quilômetro, diferente de como opera o Governo Federal.

A MT-449 ainda possui dois trechos com cerca de cinco quilômetros cada sem pavimentação, que levam até o distrito de Ana Terra. Conforme o governador, a expectativa é concluí-los em 2007. “As prioridades serão continuadas, pois não tem como começar uma obra e deixá-la no meio do caminho”, finalizou.

O Governo do Estado assinou dois convênios com a Prefeitura de Tapurah nas áreas social e de infra-estrutura. Para a realização de casamentos comunitários, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social destinou a cidade cerca de R$ 11,119 mil, autorizados pela secretária da pasta, Terezinha Maggi.

Para a pavimentação de 45 mil metros quadrados de vias urbanas o Governo aplicou R$ 250 mil, utilizados na compra de 45 toneladas de material asfáltico e 60 mil litros de óleo diesel.

Acompanharam a inauguração os deputados Silval Barbosa, presidente da Assembléia Legislativa; Eliene Lima e José Riva, os prefeitos de Sorriso, Dirceu Rossato, de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, e demais autoridades.

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