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Ritmo de asfaltamento da BR-163 do Nortão a Santarém deve aumentar

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As obras de pavimentação da BR-163, do Nortão ao Pará, devem avançar, a partir de agora, com as liberações ambientais e de outras exigências burocráticas para determinados trechos, dos 947 km entre a divisa dos dois Estados até Santarém, onde está o porto, para escoar a safra agrícola, madeira e demais produtos reduzindo custos dos fretes e proporcionando maior renda para produtores e empresários. A boa notícia foi dada pelo engenheiro do Ministério de Transportes, José Maria Cunha, no final de semana, para empresários do Codenorte, em Sinop. Ele disse que o DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) está com aproximadamente 500 km das obras de asfaltamento contratadas nos trechos entre Salto do Cururuá até Moraes de Almeida, bem como mais de 255 km compreendendo a região de Miritituba, um trecho da Transamazônica. As equipes estão trabalhando e pavimentando 33 km em andamento e mais 212 km da BR-163.  Cunha explicou ainda que cerca de 447 km estão em processo licenciatório. Destes, 330 já estão e andamento e os 117 devem ser licitados até o final do ano.

A pavimentação da divisa até Santarém iniciou em junho de 2008. O trecho com maior extensão pavimentada é de Rurópolis a Santarém, obra executada pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia do Exército) com 125 km divididos em 3 etapas. A primeira de 21 km foi concluída em dezembro passado. Em maio deste ano, foram pavimentados mais 6 km de e outros 20 km estão com terraplanagem concluídos. No terceiro trecho, com 84 km, as obras devem ser iniciadas até 30 de dezembro e a conclusão prevista para 2011. O resultado com aprovação do projeto deve sair até dia 15 deste mês.

No período de dezembro a maio o ritmo das obras diminui por causa do período das chuvas. Entre abril e maio, só é possível fazer serviços suplementares, exemplo são as linhas de bueiros transversais e o serviço de drenagem.

José Maria Cunha veio a Sinop a convite do Codenorte (Conselho de Desenvolvimento da Região Norte de Mato Grosso) que possui uma comissão de trabalho de acompanhamento da BR-163. O vice-presidente do Codenorte, Edílson Macedo, disse que a palestra do engenheiro fez com que  “os empresários fiquem a par do desenvolvimento da obra até para ajudar a cobrar algumas questões caso percebam algum tipo de problema”, disse. “A rodovia até Santarém faz uma diferença econômica em termos de estatística, posição geográfica, custo de frete e influencia a economia como um todo, na questão de logística hoje seria o melhor ponto de referencia para Sinop”, disse, ao Só Notícias.

 

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