O varejo de veículos seminovos em Mato Grosso projeta o fechamento de até 270 revendas este ano. Cálculos da Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto-MT) estimam que pelo menos 180 empresas do ramo fecharam as portas no 1º semestre de 2016 em todo o Estado, o equivalente a 20% do total de empreendimentos em operação no início do ano, quando somavam 900 unidades.
Representantes do setor alegam que a situação é decorrente das sucessivas paralisações dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), que inviabilizam a comercialização de veículos. Prova disso foi a queda de 78,6% nas vendas em junho.
O consultor de vendas de uma revendedora em Várzea Grande, Ostiano Ferreira Júnior, explica que a situação gerada pela última greve dos servidores do Detran fez com que a empresa encontrasse outro meio para conseguir driblar o período da suspensão das transferências veiculares.
“Antes, quando um consumidor chegava com o veículo usado para negociar como entrada, o trâmite entre passar o direito de propriedade para a concessionária e depois transferir a outro comprador levava mais de 30 dias. Agora nós fazemos este processo por meio de procuração judicial, sob tutela da revenda, o que garante a finalização da transferência em menos de 10 dias”.
Para o presidente da Agenciauto/MT, Ricardo Júlio Jathay Laub Júnior, as paralisações dos servidores do Detran ocorreram como “balde de água fria” no momento de reaquecimento do setor após o período de redução do IPI sobre os veículos novos. “À época do incentivo por parte do governo federal, em 2009, e depois em 2012, a cada carro zero km comercializado era vendido um seminovo, agora estávamos vendendo 3 seminovos por um novo, igual ao patamar de vendas anterior o período da concessão do incentivo fiscal”.
Outro lado – a reportagem entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para avaliar a corresponsabilidade do órgão no fechamento da revendas.
A assessoria de comunicação do Detran informou que um levantamento técnico está sendo realizado para demonstrar se a paralisação dos servidores tem correspondência com a situação.