Começa hoje, às 07:00h, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a reunião que vai envolver cerca de 30 prefeitos das regiões Norte e Noroeste, presidentes de câmaras municipais, bancada federal e empresários da região Norte do Estado, com o interventor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Elielson Ayres. Também deve participar o secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Marcos Machado e o promotor do Meio Ambiente, Domingos Sávio.
A expectativa de uma definição, segundo Jaldes Langer, presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso)é grande uma vez que o setor madeireiro está enfrentando uma crise econômica sem precedentes, após a Operação Curupira, deflagrada pela Policia Federal (PF) que levou o Ibama a suspender a liberação das Autorizações Para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) obrigatórias para transporte de madeira.
“Nossa expectativa é que mude a atual situação, que já está insustentável” disse ele ao Só Notícias. Além da suspensão da ATPF, o que preocupa o setor também é a questão da greve dos servidores do órgão. “É um agravante a mais. Temos muitas questões internas que precisam ser resolvidas e agora ficam proteladas”, afirmou.
Muitas indústrias já estão paradas, por não coneguirem as guias de transporte de madeira, e acenando para a possibilidade de demissão de milhares de trabalhadores. A falta de liberação das ATPFs por parte do Ibama, está refletindo na redução drástica da arrecadação municipal nos municípios cuja economia é baseada principalmente no setor madeireiro.
As autoridades querem tranquilizar o setor explicando quais serão as medidas para normalizar o mais rápido possível as atividades do setor com relação à geração do emprego.