Os negócios com o mercado chinês estão cada vez mais próximos dos empresários mato-grossenses. Nesta sexta-feira, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) promove a reunião de alinhamento da 4ª Missão Empresarial à China, que ocorre entre os dias 11 e 23 de abril. Durante o evento, será apresentada aos participantes a programação da viagem, além de receber orientações sobre a etiqueta de negócios com a China – o Guanxi.
A reunião contará com a presença de técnicos e do diretor da China Trade Center, Pan Faming, responsável pelas orientações a respeito do Guanxi. Parceira do Sistema Fiemt na missão, o grupo China Trade Center é o representante oficial da Canton Fair na América Latina. A empresa, que é autorizada pelo Ministério do Comércio da China e membro do Conselho Empresarial Brasil-China, é especializada em viabilizar processos comerciais, investimentos, consultoria e turismo na China.
A missão empresarial já conta com 63 empresários, dos quais 36 são de Mato Grosso e os demais estão divididos entre sete Estados. Além da participação na primeira fase de 2008 da 103ª Canton Fair – maior feira internacional da Ásia e o segundo maior evento do mundo, os empresários visitarão uma série de indústrias chinesas, divididas entre os segmentos de atuação dos participantes.
Segundo a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiemt, Gabriela Fontes, as visitas direcionadas estão entre os principais diferenciais da missão. “A viagem é moldada a partir dos interesses empresarias. Visitaremos, por exemplo, indústrias que oferecem oportunidades ao setor madeireiro e construção civil”, afirma. Durante a reunião, o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes, apresentará sua experiência de negócios com a China.