A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico participou da missão técnica para conhecer o polo de confecções na região Agreste de Pernambuco, nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. A missão envolveu prefeitos e secretários de 15 municípios, além de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Fecomércio e da Federação das Indústrias (Fiemt).
O objetivo da visita técnica, realizada entre quarta-feira e ontem, foi identificar potenciais socioeconômicos que possam promover o desenvolvimento das regiões de Mato Grosso, como a Baixada Cuiabana e o Médio Norte. A missão conheceu iniciativas produtivas relacionadas ao setor de confecções, como as feiras de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, Indústria de malha e confecção de camisas e camisetas, além de serviços de bordados e lavanderia industriais.
O superintendente de programas de incentivos da Sedec, Adoniram Magalhães, que está em Pernambuco, ressalta que Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão, contudo, não há a cadeia completa da indústria têxtil no Estado. Por isso, os incentivos e as buscas do governo é atrair empresas para instalarem fiação, tecelagem, tinturaria e confecção.
“A missão é importante porque podemos compreender como essas cidades, que visitamos, se tornaram uma referência da Indústria de Confecção e como podemos apoiar o desenvolvimento da confecção em Mato Grosso, que consequentemente pode estimular a aceleração da verticalização do algodão”, destacou o superintendente.
As indústrias têxteis são enquadradas no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), cujo o percentual do benefício varia de 40% a 90%.
“Mato Grosso possui um cenário atrativo e favorável. Oferecemos programas de incentivos fiscais isonômicos e o governo vem investindo em infraestrutura, dentre outras áreas. Tudo isso também favorece a expansão da indústria têxtil. Estamos trocando conhecimento com outros Estados sobre o processo de produção, capacitações, por exemplo, e esse intercâmbio fomenta relações comerciais, visitações e é uma oportunidade de divulgar o potencial do setor têxtil de Mato Grosso para o Brasil, destacou o secretário de desenvolvimento econômico César Miranda”.