PUBLICIDADE

Renovação antecipada das concessões no setor elétrico segue indefinida

PUBLICIDADE

A poucos dias da assinatura dos contratos de renovação antecipada das concessões do setor elétrico, que ocorre na próxima terça-feira (4), seguindo determinação da Medida Provisória 579, o número de empresas interessadas em aderir à proposta do governo segue indefinido.

Para o diretor da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), César de Barros Pinto, a medida do governo provoca insegurança e gera dúvidas quanto à adesão. "A medida sem discussão espantou muitas empresas. Nós gostaríamos de ter oportunidade de discutir alguns aspectos", comentou.

O Brasil tem 123 usinas hidrelétricas em operação. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, 82 foram consideradas aptas para renovar seus contratos. As nove empresas transmissoras de energia do país também foram aprovadas para renovação.

De acordo com o representante da Abrate, as empresas marcaram reuniões até a véspera da data limite. "Ainda não é possível precisar a quantidade de empresas interessadas. Não temos conhecimento total das regras. Temos apenas que apostar que vai dar tudo certo", disse.

O governo anunciou na última quinta-feira (29), uma medida provisória que altera as indenizações às companhias de energia que optarem pela renovação antecipada. Em entrevista coletiva, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, disse que a mudança visa a tornar a proposta de adesão "mais atrativa".

O governo também refez os cálculos e vai aumentar em R$ 870 milhões o valor de indenização de dez usinas de energia elétrica. Os valores foram corrigidos pelo MME e o Ministério da Fazenda. Mesmo com as mudanças envolvendo a assinatura dos contratos de renovação, Zimmermann garantiu que o prazo não será prorrogado. "O prazo está mantido", assegurou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nota MT sorteia nesta 5ª mais de mil prêmios para consumidores que cadastraram CPF

A secretaria de Fazenda (Sefaz) realiza, nesta quinta-feira, às...

Movimentação de cargas aéreas em Sinop se aproxima de 500 toneladas; veja balanço

A movimentação de cargas no Aeroporto João Batista Figueiredo...

Sinop chega a R$ 8,3 bilhões produtos negociados com diversos países; 3º maior saldo de MT

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 6,9% de...
PUBLICIDADE