sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Regularização do parque tecnológico em Sorriso deve ser concluída esse ano, diz presidente

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: arquivo/assessoria)

O agrônomo e presidente da Fundação para o Desenvolvimento Agro Ambiental, Científico e Tecnológico de Sorriso (Fundação Sorriso), Alencar Cella disse, em entrevista, ao Só Notícias, que a documentação de regularização da área de 100 hectares do parque tecnológico está em fase de conclusão e deve ser finalizada ainda este ano. O objetivo é o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas ligadas ao agronegócio. “Como ocorre em todo o Brasil, o processo infelizmente é lento. A documentação da aquisição da área deve ser finalizada no próximo ano. Montou-se uma fundação pública e criamos uma legislação própria para isso com conselho misto. Estamos na fase de regularização de documentos da área, que foi adquirida pelo poder público. Agora, será transferida para fundação. Esse processo está bastante avançado no cartório. Até o final deste ano se regulariza tudo”, afirmou Cella

O processo de implantação do parque tecnológico começou em 2013, em função do crescimento da região e do setor agrícola. “A tecnologia é uma realidade e aplicada na agricultura, mas nós somos apenas consumidores e não desenvolvedores. Compramos muitos equipamentos que possuem muitas tecnologias embarcadas, mas temos até dificuldades de utilizar. Necessitamos até de treinamento técnico. Por isso, criou-se a necessidade de ter algo nessa linha. Foi adquirida área com o propósito de ter um tripé com pesquisa, feiras de negócios e formação acadêmica”.

Cella explicou ainda que o parque está sendo construído visando os próximos 30 anos. “É fundamental para o desenvolvimento da nossa região. Recebo constantemente ligações de empresários de Israel, Itália com interesse de vir para o Brasil. Para isso, precisam encontrar uma instituição confiável e responsável. Hoje temos uma perca muito grande de pesquisadores para outros países. Historicamente nosso país não investe em pesquisa. A ideia e gerar um ambiente para criar novas tecnologias. Para isso, precisamos fazer nosso dever de casa”.

A área destinada é para instalação de laboratórios de pesquisa e campos de teste para o plantio de gêneros agrícolas melhorados. É avaliada a possibilidade de ao menos 7 grandes empresas instaladas em Sorriso migrarem suas atividades para o empreendimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Delegados confirmam 54 presos na operação Recovery em Sorriso, Sinop e mais 11 cidades

Delegados de Polícia Civil de Sorriso e o secretário adjunto...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE