segunda-feira, 17/junho/2024
PUBLICIDADE

Registro de legalização de empresas será automático em MT

PUBLICIDADE

Até o fim de novembro, o registro de legalização de empresas (RLE) será automático em Mato Grosso através do Portal Empresa Simples lançado na semana passada, em Brasília. A previsão é da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), que iniciou a operacionalização do sistema de baixa automática de CNPJ primeiramente pelo Distrito Federal. Os dados de todas as Juntas Comerciais do país serão unificados no Portal (www. empresasimples.gov.br).

De acordo com o ministro da SMPE, Guilherme Afif, o cruzamento dos dados entre Juntas Comerciais e Receita Federal vai permitir a cobrança dos débitos que estejam atrelados ao CNPJ baixado. “Não há razão para mais burocracia. Os débitos serão transferidos para o CPF do dono ou dos sócios da empresa extinta. O Portal é o marco inicial da unificação de registros. Começamos pelas empresas, mas o caminho natural é que esse procedimento chegue ao cidadão, para que ele não precise fazer vários cadastros em diferentes órgãos”.

Vale recordar que, para o fechamento da empresa, acabou a exigência de certidões de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas. Também estão dispensadas certidões para as operações de extinção, redução de capital, cisão total ou parcial, incorporação, fusão, transformação, transferência do controle de cotas e desmembramento. “As regras precisam ser claras, precisas e unifor- mes em todo o Brasil”, disse o secretário de Competitividade e Gestão da SMPE, Carlos Leony Fonseca, durante o lançamento do portal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com setor empresarial aquecido Sorriso ganha mais de 1,7 mil novas empresas

Sorriso ganhou 1.792 novas empresas, de janeiro a maio,...

ANTT anuncia leilão de rodovia federal entre Mato Grosso e Goiás; R$ 6,8 bilhões de investimentos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou hoje...

Sinop tem quase 3 mil novas empresas em 5 meses

Sinop ganhou 2.975 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE