A reforma tributária será debatida na próxima segunda-feira (19), a partir das 8h30, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso. A iniciativa de trazer a discussão a Cuiabá é da senadora Serys Slhessarenko (PT) e reunirá o ex-ministro e deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária (PEC 233/08), o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), relator da comissão, os senadores Jayme Campos (DEM), Gilberto Gollner (DEM), Delcídio Amaral (PT-MS) – relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) , além do Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Apyy.
Eles debaterão com lideranças sindicais (representantes de indústria e comércio)
o impacto direto que a reforma causará no setor produtivo, uma vez que a proposta encaminhada ao Congresso Nacional racionaliza sistema tributário e amplia potencial de crescimento do país. A idéia é levar as discussões para vários Estados do Brasil.
Entre os principais problemas do sistema tributário brasileiro estão a estrutura complexa, que implica em um custo elevado para apuração de tributos e cumprimento de obrigações acessórias pelas empresas; as incidências cumulativas, onerando investimentos e exportações; o aumento de custos de investimento, a resistência a ressarcimento de créditos de ICMS a exportadores; a guerra fiscal, que provoca situação de anarquia tributária; e a elevadíssima tributação da folha de salários.