PUBLICIDADE

Redução na demanda de energia com horário de verão em MT é de 4,55%

PUBLICIDADE

A redução da demanda de energia no horário de ponta em Mato Grosso alcançou 4,55% na 39ª edição do horário brasileiro de verão, que começou no dia 18 de outubro do ano passado e termina neste domingo – 126 dias de duração. Nos municípios interligados ao Sistema Interligado Nacional, a redução no consumo de energia foi de 0,77%, gerando uma economia de 17.075,07 MWh,  suficiente para abastecer por 10 meses uma cidade do porte de Chapada dos Guimarães.

Já no Sistema Isolado no Estado, a economia em energia chegou a 67,60 MWh, sendo suficiente para abastecer por 15 dias o município de Rondolândia (a 1.600 km ao noroeste da capital). O ganho ambiental desse resultado foi gerado pela economia de 20.279 litros de óleo diesel que deixaram de ser usados por seis usinas térmicas no Estado. No ano passado, a economia no Sistema Isolado foi maior – 222 MWh e 66 mil litros de diesel – porque, à época, havia 15 usinas a diesel funcionando em Mato Grosso.

A desativação das térmicas ocorreu após investimentos nos sistemas de subtransmissão do Estado, que permitiram incluir mais municípios ao sistema nacional e, conseqüentemente, a retirada de funcionamento de nove usinas térmicas. "Precisamos pontuar que os municípios mato-grossenses são abastecidos pela energia proveniente do Sistema Interligado Nacional e do Sistema Isolado, que é atendido por usinas termoelétricas a diesel. Praticamente todo o Estado já está incluído no sistema nacional. Por isso, o resultado do horário de verão é diferenciado para os dois sistemas", esclarece o engenheiro eletricista Teomar Estevão Magri, gerente do Departamento de Operação do Sistema (DOS) da Cemat.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE