PUBLICIDADE

Redução de desmatamento em Mato Grosso é destaque em encontro de governadores

PUBLICIDADE

Mato Grosso participou de mais um importante fórum de discussão sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Dessa vez, a discussão foi durante o Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, em Belém (PA). No encerramento do evento, com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a gestão ambiental de Mato Grosso e a proposta de desmatamento evitado (defendida pelo governador Blairo Maggi) foram elogiadas.

A ministra parabenizou Mato Grosso por assumir o desafio de combater o desmatamento. A observação foi feita no anúncio da redução do índice de desmatamento em território mato-grossense. Segundo as estimativas do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélites (Prodes) Mato Grosso apresenta uma queda de 43% em relação ao período 2005-2006.

O encontro terminou com a redação da Carta do Pará, onde todos os temas foram abordados, como desenvolvimento regional sustentável, cooperação técnica científica e universitária e políticas sociais da Amazônia.

Para Mato Grosso, de acordo com o secretário-adjunto Antonio Kato, o ponto alto do debate foi a questão da agenda ambiental, a preocupação com a preservação da Amazônia. Mais uma vez ficou evidente a necessidade de os países que já depredaram os seus patrimônios naturais em contribuir efetivamente com os países, como o Brasil, que ainda tem um vasto patrimônio natural.

Ele explica que a grande dificuldade na gestão dos recursos naturais é exatamente conseguir um meio termo, garantir a sobrevivência daqueles que habitam na região e manter a preservação ambiental.

Kato destacou ainda como resultados práticos para o Estado a troca de experiência com Estados e países amazônicos, que vão contribuir no planejamento de ações em Mato Grosso.

O chefe da Casa Militar, coronel Oliveira, também destacou a receptividade dos presentes em relação ao desmatamento evitado, que prevê remuneração para fazer com que os produtores que tenham direito a utilizar legalmente parte de suas terras, sejam recompensados para não fazê-lo. A proposta já foi apresentada por Maggi nos Estados Unidos, na Europa e será mais uma vez tema de discussão em Bali na Indonésia, onde ele participa da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas.

O presidente Lula assinou mais dois decretos com medidas para o desenvolvimento sustentável e o controle do desmatamento na Amazônia. O primeiro altera o decreto de 2002 que trata do Zoneamento Ecológico Econômico. O segundo cria o comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Área de Influência da BR-163 e o Fórum Regional.

O encontro de governadores é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Governo do Estado do Pará. O objetivo do evento é acelerar a integração e a cooperação entre as 12 nações sul-americanas com foco especial para os países amazônicos.

Além de representantes de organismos internacionais, participaram dos grupos de trabalho organizações não-governamentais, empresas públicas, instituições de pesquisa e de governos estaduais e federais dos países participantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE