A Receita Federal do Brasil já recebeu cerca de 3,4 milhões de declarações de Imposto de Renda 2009 (ano-base 2008) até as 11h desta quina-feira (19). Os contribuintes têm até a meia-noite do dia 30 de abril para declarar, no caso de quem optar pela internet.
Quem preferir entregar a declaração pelo formulário ou disquete, deve fazê-lo nos Correios ou nos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, respectivamente. A Receita espera receber, até o encerramento do prazo, 25 milhões de declarações.
Deixar para declarar na última hora pode acarretar em multa. A Receita Federal alerta que documentos entregues pela internet a partir de 00h01 do final do prazo são considerados com atraso. Nesse caso, a multa é de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto a pagar.
Estima-se que mais de 98% dos contribuintes declarem via rede. Dessa forma, é preciso ter cuidado para não ser vítima de golpes na hora de declarar.
É simples adotar algumas medidas de segurança ao preencher a declaração, para evitar vírus, spywares e até golpes. Atualizar o antivírus e não utilizar computadores de terceiros podem ajudar na hora de enviar o formulário ao Leão.