O novo reajuste de 10% sobre o preço do litro do óleo diesel, anunciado pela Petrobrás no início da semana, não está refletindo apenas no bolso do motorista sorrisense, mas também no orçamento das transportadoras e de quem precisa pagar empresas terceirizadas para transportar grãos para fora de Mato Grosso.
Com o salto de R$ 1,98 o litro, para R$ 2,16 à vista e R$ 2,25 à prazo, em alguns postos, as transportadoras se viram obrigadas a reajustar, também, o valor do frete por tonelada das cargas que saem do município.
Só Notícias apurou que antes o frete que custava uma média de R$ 140 por tonelada agora passou para R$ 145. Esse valor é cobrado por tonelada em uma carga de 40 toneladas de grãos exportados de Mato Grosso para Santa Catarina, por exemplo. Já para o Estado do Rio Grande do Sul, a exportação da mesma carga custa cerca de R$ 170, o que antes custava R$ 165 por tonelada.
Atualmente, a maior parte das transportadoras de Sorriso pagam o preço à prazo no litro do diesel, sendo de acordo com a carta frete de cada uma, o que varia de 3 à 30 dias. “Está ficando cada vez mais complicado de trabalhar, os produtores estão reclamando do preço alto, mas também está difícil para nós”, disse, ao Só Notícias, o chefe do departamento financeiro de uma transportadora, Emerson Augusto Carpanezzi.
Além do aumento de 12% sobre o preço do diesel, a gasolina também sofreu reajuste de 10%.