O Rally da Safra chega hoje na região, onde fará visitas técnicas em plantações de vários municípios. O ponto de chegada da expedição será em Nova Mutum, no final da tarde. Amanhã, segue a Lucas do Rio Verde e Sorriso. Na quarta-feira a equipe também estará em Sinop onde colherá amostras nas lavouras e avaliará as condições da safra. Também serão apontadas as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores da região. Uma delas é o excesso de chuvas, que vem causando prejuízos em todas as lavouras e dificultando o escoamento. Em algumas passam de 20%.
Outro desafio é o acumulo de dívidas das últimas safras. Mesmo com a renegociação, o setor acredita que não conseguirá quitar as parcelas que vencem este ano e estão buscando nova prorrogação. Uma das propostas seria a securitização e redução dos juros.
Em Lucas do Rio Verde, na quinta-feira, também será feita uma palestra com sojicultores e cotonicultores. Em todos os municípios visitados serão realizados cafés da manhã ou almoços com os produtores.
Em todo o Estado, maior produtor de soja e de algodão do país, o rally visitará 28 municípios e percorrerá mais de 5 mil quilômetros. A projeção é que nesta safra sejam colhidas 14,7 milhões de toneladas de soja e 663,5 mil toneladas de algodão, de acordo com a Agroconsult.
Ao todo serão oito equipes que cruzarão 14 Estados brasileiros, até o dia 18 de março.