domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Queda nas vendas em Mato Grosso durante o ano foi de 10,31%

PUBLICIDADE

O desempenho das vendas de Natal teve elevação de 5% neste ano, em relação ao mês de dezembro de 2005. O levantamento do Departamento de Pesquisas Econômicas do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso- Fecomércio/MT, mostra que o desempenho é positivo, mas no acumulado do ano, o balanço é negativo, na ordem de 10,31%, em relação ao período de janeiro a dezembro do ano passado. Foi o que disse o presidente da entidade, Pedro Nadaf.

A Fecomércio/MT trabalha com dados estatísticos, num levantamento feito com trezentas empresas do setor, e o mês de novembro surpreendeu, ficando melhor que 2005, na ordem de 4%. Por este motivo foram revistos os percentuais, da sondagem feita com os empresários do setor. “Os consumidores resolveram, antecipar suas compras, o que não é uma tendência, e o aumento nas vendas de novembro, foi superior, em relação ao ano passado. Se isto for somado ao percentual de dezembro, teremos um resultado de quase 10% de crescimento, nos últimos dois meses do ano”, disse Nadaf.

O presidente do Sistema Fecomércio/MT, destacou que o setor vem somando resultados negativos já há 24 meses, pois em 2005 foi 8,63% inferior, tomando-se por base 2004. A última alta registrada foi de 2004, em relação a 2003, que teve um percentual positivo de 10,26%.

Dentre os fatores associados ao reflexo da retração nas vendas e da estagnação na geração de empregos, que teve um percentual ínfimo de ofertas na mão-de-obra, na ordem de 350 contratações, que representa 0,1%, estão as taxas de juros, crédito pessoa física, e o mal desempenho na produção agrícola regional e no extrativismo de madeira.

Se as vendas fecham em baixa, a performance do setor se agrava com outros números. No que tange aos títulos protestados pessoa jurídica, registra-se elevação, pois até novembro, foi computado pela Fecomércio/MT, o percentual de 4,53%, ou seja, em dezembro de 2005 ocorreram 45.928 incidências, e neste ano, 48.010. A inadimplência em relação ao ano passado aumentou na ordem de 34,02 %., conforme registro no Serviço Central de Proteção ao Crédito- SCPC Mato Grosso. Ocorreram 288.094 registros,que somam R$ 115.307.011,00, no banco de dados da instituição.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE