As administrações públicas de uma forma geral administram recursos arrecadados através de impostos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Em Nova Mutum as receitas provenientes da União e do Estado têm maior volume e por conseqüência são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos, já que o dinheiro é utilizado para dar andamento às obras, pagar fornecedores e inclusive o salário do funcionalismo. Entretanto, a queda na arrecadação vem causando preocupação.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Economia e Planejamento apresentou números relativos à arrecadação nos primeiros cinco meses de 2006 e mostrou uma situação alarmante.
A queda de arrecadação de ICMS pelo Governo Estado está afetando diretamente os repasses feitos às administrações. Só em maio o Estado previa dividir entre os municípios 79 milhões, mas o que foi levado a efeito caiu para 57 milhões.
A arrecadação de ICMS do Estado de janeiro a maio deste ano (R$360.763.195,10) , se comparada com o que foi arrecadado no período em 2005 (R$399.105.748,50), percebe-se uma queda de 10%