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Queda do preço de combustível não deve mudar preço das passagens aéreas

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O ano de 2009 começou com uma boa notícia para o setor aéreo. A Petrobras anunciou, no dia 1º, uma queda de 16,76% no preço da querosene para aviação. Isso significa uma redução nos custos das companhias aéreas. Diante desse cenário, fica a pergunta: será que o consumidor será beneficiado com isso? Os preços das passagens irão diminuir?

De acordo com o sócio da Bain & Company, especialista no setor aéreo, André Castelline, a queda do preço do combústivel para aviação não deve ser repassada para o consumidor.

“A expectativa é de que não haja redução nos preços das passagens devido à queda do preço da querosene de aviação porque o que mais influi para as companhias aéreas é a oscilação do dólar, uma vez que muitas das despesas da empresa estão atreladas à moeda norte-americana, como os custos com a manutenção dos aviões, por exemplo”, destaca Castelline.

As companhias
A GOL confirmou a expectativa de que o preço dos combustíveis não é o único fator que interfere no valor das tarifas. Questionada sobre o assunto, a empresa ressaltou que a variação das tarifas também varia de acordo com a oferta e demanda, além da variação cambial.

“A GOL entende que ainda é cedo para fazer previsões, pois a variação de tarifas não está relacionada somente às despesas com combustível, mas também com o comportamento da demanda. Por outro lado, a composição de custos da companhia está diretamente associada à oscilação cambial. Cerca de 60% dos custos da empresa estão atrelados ao dólar”, informou, em nota.

A TAM adotou a mesma posição e afirmou que os preços das passagens aéreas praticados pela companhia estão abaixo das tarifas vigentes em 2006.

“A TAM esclarece que, em termos nominais, os preços das passagens aéreas praticados pela companhia estão abaixo das tarifas vigentes em 2006. A companhia mantém uma política de classes tarifárias em seus voos com base em um conjunto de parâmetros (e não só o custo do combustível), que incluem o nível de ocupação de suas aeronaves.”

O mercado
Segundo Castelline, o forte aumento da oferta de voos das empresas aéreas faz com que as tarifas caiam e as promoções para o consumidor ocorram com maior frequência.

“O setor aéreo depende diretamente do que irá acontecer com a economia brasileira em 2009. Se o nível de atividade econômica aumentar e, o Real ficar valorizado, o setor cresce”, finalizou.

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