Animais para confinamento devem ser o destaque dos leilões durante a 23ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), que acontece entre 02 e 10 de junho. A Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) já confirmou a realização de quatro leilões. Segundo o presidente da comissão Olvide Galina, outros podem ser inseridos na programação. “Este ano teremos animais com porte para confinamentos, com no mínimo 07 e 08 arrobas, chegando a 11 e 12 arrobas. Mas os Puros de Origem sempre tem seu destaque”, enfatizou.
O primeiro será no dia 03. É o leilão Berço de Ouro, que vai ofertar cerca de dois mil animais de cria e recria. No dia 07 serão leiloados cerca de 150 Puros de Origem (PO), de gado Nelore, pelo pecuarista Wilson Martinelli, que é pioneiro no segmento em Sinop.
O pecuarista Comercindo Tomelin também confirmou participação no dia 09, com animais PO. Todos os anos se destaca com a qualidade genética dos animais. No dia 10 terá um leilão de 1,5 mil cabeças de cria, recria e engorda. O segmento de leilões está entre os que mais movimenta em volume de negócios durante a feira.
No ano passado foram mais de R$3 milhões durante os nove dias do evento. Alguns animais foram adquiridos a um preço médio superior a R$1 mil.