Presidentes dos consórcios regionais de desenvolvimento recebem hoje, em Cuiabá, as patrulhas mecanizadas para dar agilidade na recuperação de rodovias e estradas vicinais. O prefeito de Paranaíta e presidente do consórcio dos municípios do Vale do Teles Pires, Pedro de Alcântara, também participará.
Algumas estradas da região foram danificadas pelas intensas chuvas, que provocaram alagamentos, transbordo de rios e atoleiros. Uma delas é a MT-208, principal via de acesso entre os municípios de Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e para a região noroeste do Estado. A estrada tem cerca de 220 quilômetros. A situação crítica fez com que motoristas ficassem dias em atoleiros para prosseguir viagem.
Os 14 municípios que integram o Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires (Cidesa) também serão beneficiados e poderão recuperar suas malhas viárias. Os trabalhos devem iniciar nas estradas de Sorriso. Seguindo a ordem de sorteio, passará para Vera, Tapurah e Ipiranga, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, Claudia, Feliz Natal, União do Sul e Santa Carmem.
Cada consórcio receberá uma patrulha composta por caminhões basculantes, escavadeira, pranchas semi-reboque, motoniveladoras, caminhões de lama asfáltica, caminhões comboio e veículos de apoio. Pela parceria, o Estado cede o maquinário, o combustível, as peças de reposição e 50% da mão-de-obra, já está praticamente pronta. O consórcio será responsável pela fiscalização e 50% da equipe.
Também receberão os maquinários os consórcios Portal do Amazônia e Vale do Arinos.