Os avanços da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá e, posteriormente, ao Nortão vão ser debatidos, na próxima sexta, na capital, às 9h, no auditório da Fiemt, e serão detalhados os avanços e as próximas etapas necessárias para concluir o projeto. A ferrovia sai do porto de Santos (SP) e chega até Rondonópolis (220 km ao sudeste da capital de Mato Grosso). A próxima etapa é estender os trilhos até a capital e também ao norte do Estado. De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, o modal em Cuiabá beneficiará 13 municípios e contribuirá para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a região economicamente.
“A intenção é promover um grande debate para sensibilizar sobre as vantagens econômicas e financeiras para Mato Grosso. Outro objetivo é tratar do avanço que os trilhos da Ferrovia trarão para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, e não somente à capital, com destaque às indústrias que podem se instalar, empregos que podem ser gerados e, principalmente, para o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta Francisco Vuolo, que coordena o fórum.
O o coordenador geral do Programa de Desenvolvimento do Transporte do Ministério dos Transportes, Anderson Moreno Luz, do governador Pedro Taques e de prefeitos de municípios do Vale do Rio Cuiabá e outras regiões. O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá é uma entidade suprapartidária que defende o fortalecimento do modal ferroviário no Brasil e tem como objetivo garantir o avanço dos trilhos no Estado de Mato Grosso.