Dois projetos de lei que propõem a inclusão de oito novos portos ao Plano Nacional de Viação, inserindo os nomes na Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres, foram apresentados esta semana, no Congresso, pelo deputado Wellington Fagundes (PR).
Os novos portos ficam nos rios Araguaia e Cuiabá. No rio Cuiabá, a proposta do parlamentar é implantar portos nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Porto Cercado – região do Pantanal. No rio Araguaia, o projeto inclui os municípios de Barra do Garças, Araguaiana, Cocalinho, Luciara, São Félix do Araguaia e Santa Terezinha.
No rio Cuiabá, os portos, além de promover o transporte da produção agropecuária do Estado utilizando a hidrovia Paraguai/Paraná, possibilitam também o desenvolvimento do turismo sustentável e ampliam o foco sobre o meio ambiente desta região próxima ao pantanal.
Quanto aos portos do rio Araguaia, a justificativa é que o transporte fluvial possa desempenhar um papel importante no Centro-Oeste brasileiro, podendo alavancar o escoamento da produção agropecuária e de commodities de uma vasta região que engloba tanto Mato Grosso quanto Goiás. Para ele, o fator turismo também pode ser explorado, já que a região é belíssima e rica precisando, portanto, ser beneficiada com a inclusão socioeconômica.
Fagundes cita um trabalho do Governo Federal sobre a implantação das hidrovias do Araguaia e Tocantins que aponta os dois rios como possíveis de serem utilizados de forma segura e comercialmente viável. Essa via será um dos principais corredores multimodais de transportes do país com a integração hidrovia/rodovia/ferrovia.
O funcionamento dessa hidrovia vai contribuir para o desenvolvimento agrícola na região do baixo e médio Araguaia permitindo que a soja seja transportada por um corredor intermodal até o porto de São Luís, no Maranhão, chegando ao mercado internacional.