PUBLICIDADE

Proposta de criação de portos fluviais em MT é apresentada no Congresso

PUBLICIDADE

Dois projetos de lei que propõem a inclusão de oito novos portos ao Plano Nacional de Viação, inserindo os nomes na Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres, foram apresentados esta semana, no Congresso, pelo deputado Wellington Fagundes (PR).

Os novos portos ficam nos rios Araguaia e Cuiabá. No rio Cuiabá, a proposta do parlamentar é implantar portos nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Porto Cercado – região do Pantanal. No rio Araguaia, o projeto inclui os municípios de Barra do Garças, Araguaiana, Cocalinho, Luciara, São Félix do Araguaia e Santa Terezinha.

No rio Cuiabá, os portos, além de promover o transporte da produção agropecuária do Estado utilizando a hidrovia Paraguai/Paraná, possibilitam também o desenvolvimento do turismo sustentável e ampliam o foco sobre o meio ambiente desta região próxima ao pantanal.

Quanto aos portos do rio Araguaia, a justificativa é que o transporte fluvial possa desempenhar um papel importante no Centro-Oeste brasileiro, podendo alavancar o escoamento da produção agropecuária e de commodities de uma vasta região que engloba tanto Mato Grosso quanto Goiás. Para ele, o fator turismo também pode ser explorado, já que a região é belíssima e rica precisando, portanto, ser beneficiada com a inclusão socioeconômica.

Fagundes cita um trabalho do Governo Federal sobre a implantação das hidrovias do Araguaia e Tocantins que aponta os dois rios como possíveis de serem utilizados de forma segura e comercialmente viável. Essa via será um dos principais corredores multimodais de transportes do país com a integração hidrovia/rodovia/ferrovia.

O funcionamento dessa hidrovia vai contribuir para o desenvolvimento agrícola na região do baixo e médio Araguaia permitindo que a soja seja transportada por um corredor intermodal até o porto de São Luís, no Maranhão, chegando ao mercado internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE