Ações para fortalecer o comércio exterior em Mato Grosso, medidas para fomentar as relações internacionais, políticas de desenvolvimento, dentre outros aspectos, nortearam os debates do terceiro dia do Promadeira – feira de madeira, móveis, máquinas e equipamentos do setor de base florestal de região da madeira tropical, ontem à noite.
•Veja fotos do whorkshop de comércio exterior do Promadeira clicando aqui
•Veja fotos dos estandes e visitantes do Promadeira clicando aqui
Industriais madeireiros, gerentes, vendedores, além de acadêmicos, lotaram o auditório do Senai para acompanhar a palestra proferida pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, sobre ‘as ações do Governo para o Desenvolvimento do Comércio Exterior em Mato Grosso’. Nadaf apresentou aos empresários, técnicos, acadêmicos, a representatividade do Estado e sua busca para ampliar o volume de madeira comercializado para diversos países.
Nadaf frisou o fortalecimento das relações internacionais do Estado que tende a melhorar, até o final do ano, sua posição dentre o ranking dos maiores exportadores. Até junho, o Estado movimentou US$3,8 bilhões de dólares na venda de grãos, carne, madeira e outros produtos.
Em seguida Avay Miranda Júnior, gestor de projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), tratou sobre o papel da agência na promoção às exportações de produtos e serviços contribuindo para a internacionalização das empresas brasileiras.
O coordenador do Centro de Execelência em Comércio Exterior (Cecomex), Vitor Galesso, lembrou da importância do empresário e interessados em trabalhar com o mercado internacional em estarem bem informado. Lembrou do papel do centro, presente atualmente em cinco cidades do Estado, sendo Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e uma unidade em Sinop – a mais nova criada para prestar orientações.
A terceira noite do Promadeira – feira de madeira, máquinas e móveis- reuniu um público expressivo. Além de conhecerem as novas tendências do setor moveleiro, os estandes das empresas receberam muitos visitantes.
Leia ainda
Promadeira termina hoje em Sinop com whorkshop de saúde e segurança no trabalho
Promadeira: expositores destacam potencial da feira
Promadeira: concorrentes estão com dificuldades para exportar madeira, diz professor
Promadeira: madeireiros precisam se atualizar sobre legislação, diz palestrante