PUBLICIDADE

Promadeira é aberto em Sinop e fomentará negócios no setor madeireiro

PUBLICIDADE

Uma feira de negócios. Esta é a principal definição do Promadeira que foi aberto oficialmente, há instantes, em Sinop, no auditório do Senai. Até domingo, anexo ao Sindusmad, haverá exposição de máquinas para o setor madeireiro, móveis, artesanato e uma feira com diversas palestras, encontro empresarial e roda de negócios. O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini, disse, em entrevista coletiva, que a feira vem fomentar novas alternativas para o setor madeireiro e gera grande parcela de emprego e renda no Estado. “O foco da feira é justamente buscar o encontro empresarial, a rodada de negócios, as palestras e visitas técnicas, diferente de outros anos em que se mostrava máquinas com novas tecnologias e eram vendidas para a indústria madeireira. Agora o foco principal são os negócios”, destacou.

•Veja fotos da solenidade de abertura clicando aqui

Empresários de todo o país, dos EUA, Europa e Ásia vão prestigiar o evento e conhecer o potencial do setor madeireiro da região. Este é o segundo ano que Sinop sedia o Promadeira. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, destacou as potencialidades que elevam o município à capital do setor de base florestal do Mato Grosso. A cidade exporta 50% de sua produção madeireira e é responsável por 20% do volume de exportações de madeira do Estado.

“Nossa cidade está se consolidando no contexto da região Norte como a maior região que agrega o setor madeireiro… O Promadeira é um campo de oportunidades para todos os madeireiros, para consolidar a região onde ela ela seja fornecedora de tecnologia, principalmente a região toda se consolidando e se unir, para ter uma visão de futuro diferenciada, de que sempre somos acusados”, declarou.

O prefeito em exercício de Sinop, Aparecido Granja, destacou a importância da feira para Sinop, que movimenta hotéis, vendas de passagens aéreas, postos de gasolina e também da geração de empregos. “Também tem a importância da perinização do segmento de base florestal, que vem essas pessoas que possam estar incrementando a economia do município, adquirindo esses subprodutos da madeira. Fazendo novos negócios tanto para mercado interno como externo”, concluiu.

A preocupação com a ‘operação Angico’, deflagrada no início desta semana em todo o Estado, também em Sinop, para coibir fraudes na liberação de Guias Florestais (GFs), não deve afetar o evento. “Estão foras disso as grandes empresas e madeireiras sérias, que querem trabalhar corretamente. A aceitação do evento é muito grande e não influi a ‘operação Angico’, mas esperamos que ela continue a punir aqueles que praticam coisas erradas no setor”, salientou o presidente da Fiemt, Nereu Pasini.

Hoje à tarde prosseguem o encontro o empresarial e a roda de negócios. A feira de móveis e máquinas e equipamentos começa às 17 horas. Duas palestras também estão marcadas para hoje, às 19:45 horas, sobre ‘Bolsa de Negócios de resíduos de produtos madeireiros’ e ‘Implantação de Projetos Oriundos de Crédito de Carbono’.

Também estavam presentes na solenidade os secretários estaduais de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, secretário em exercício de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, de Agricultura, Clóves Vetoratto, os prefeitos de Colíder, Celso Banazeski, e de Cláudia, Altamir Kurten, além de presidentes de sindicatos do setor, vereadores, secretários e empresários.

Leia mais
Promadeira: Remy lança novos maquinários
Promadeira: Sindusmad destaca participação de empresários de outros países
Promadeira: bom público na primeira noite da feira em Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE