No ciclo de palestras do Promadeira, que começa quarta-feira, em Sinop, um dos destaques é a palestra “Ambientalismo, Amazônia e Conflitos de Quarta Geração”, que será ministra por Lorenzo Carrasco, jornalista e escritor. A palestra é sábado (30) às 20hs, no auditório do Senai. Lorenzo Carrasco Bazúa nasceu em 16 de maio de 1950, em Sinaloa, México. Formou-se em Arquitetura, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É Jornalista e realiza trabalhos sobre assuntos econômicos, políticos e estratégicos, no México, Colômbia, Peru e Venezuela. Foi correspondente da revista Executive Intelligence Review (EIR), fundou a revista Fusión Nuclear, a revista Benengeli e a Capax Dei Editora Ltda., fundou o Instituto Schiller e o Movimento de Solidariedade Ibero-americana (MSIa). De 85 a 2003 foi correspondente das revistas EIR e Resumen Ejecutivo no Brasil e de 87 a 92 foi articulista e colaborador do Jornal do Commercio – Rio de Janeiro.
Já proferiu centenas de palestras e atua como escritor de artigos e livros. Foi coordenador editorial do livro Máfia Verde: o ambientalismo a serviço do Governo Mundial (2001; atualmente em 11a. edição), coordenador editorial e co-autor dos livros Máfia Verde 2: ambientalismo, novo colonialismo (2005) e A hora das hidrovias: estradas para o futuro do Brasil (2008) e foi coordenador editorial dos livros Uma demão de verde e A Economia dos Isótopos (2007).
O Promadeira é o maior evento do setor de base florestal do centro oeste. Ele acontece a cada 2 anos em Mato Grosso e já se tornou referência do setor madeireiro e moveleiro do país. Além das exposições de produtos e serviços o Promadeira tem ciclo de palestras, workshops, oficinas e Espaço para Negócios, um ponto de encontro onde quem compra e quem vende se encontra para fechar negócios.
Ele acontece em Sinop de quarta a sábado, no estacionamento do Sesi/Senai/Sindusmad, a expectativa é de que o evento reúna mais de 12 mil visitantes e 90 expositores nos três espaços do evento: Floresta em Pé (Feira de Madeira); Desenvolvimento Sustentável (Feira de máquinas, equipamentos e institucional) e Manejo Florestal (Salão de móveis e decoração).
É uma realização do Cipem (formado pelos sindicatos patronais industriais do setor de base florestal), Sistema Federação das Indústrias (Fiemt/Sesi/Senai/IEL) e do Sindusmad. Conta com apoio de parceiros importantes, como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Caixa Econômica Federal e Sebrae – MT, Prefeitura de Sinop e Associação Comercial e Industrial de Sinop.