Os projetos para construção de duas usinas hidrelétricas que o governo federal autorizará em Sinop e Colíder, no Nortão, devem ser liberados no segundo semestre deste ano e serão ofertados em leilões. As definições dos projetos técnicos devem ser aceleradas porque foram inseridos no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento-. A hidrelétrica no rio Teles Pires, no município de Colíder (150 km de Sinop), com capacidade para gerar 342 megawats de energia, deve sair primeiro e o calendário oficial prevê que em agosto as empresas poderão disputar a autorização para construi-la.
Uma fonte de Só Notícias informou que o calendário prevê leilões de 10 projetos para hidrelétricas no pais. O projeto da que deve ser construída em Sinop, também no Teles Pires, pode ser leiloado em dezembro, na terceira rodada de leilões. A hidrelétrica que deverá ser construída em Sinop terá capacidade para gerar 461 megawatts. Ao todo, 10 projetos estão sendo elaborados e no Pará um deles (Belo Monte) deve gerar 11 mil mw. Alguns dependem ainda de autorização do Ibama. Não está confirmado se os projetos de Colíder e Sinop já foram autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
Por enquanto, o governo não menciona valores dos investimentos e também não detalha a área de abrangência, locais que devem se represados, prazos de início e conclusão das obras. Esta semana, técnicos do governo estiveram em Sinop prosseguindo a análise do local – incluindo uma parte do município de Itaúba. Também não foi informado se está pronto o estudo de impacto ambiental