PUBLICIDADE

Projeto testará uso de Teca na produção de móveis no Nortão

PUBLICIDADE

Cerca de R$ 380 mil foram liberados para testes na fabricação de móveis com a espécie de madeira Teca. Três indústrias moveleiras de Alta Floresta foram escolhidas para a execução do projeto. Parte dos recursos também será utilizada para implantação de um laboratório de testes em espécies de madeira na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat).

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte (Simonorte), Mauro Feronato, é uma espécie exótica e nova no mercado. “A Teca começou a ser plantada há cerca de 12 anos e somente nos últimos 2 anos esteve disponível para a produção. Mas ainda temos que fortalecer e divulgar seu potencial”, destacou, ao Só Notícias.

Atualmente, o setor utiliza várias espécies para a fabricação de seus produtos, cenário que, segundo Feronato, é muito diferente de 10 anos atrás, quando 3 espécies dominavam o mercado. “A Marupá, por exemplo, antes era descartada e queimada. Hoje é uma das mais utilizadas na fabricação e possui um alto valor no mercado”, acrescentou.

O projeto deve começar a ser desenvolvido em breve. A parceria foi firmada entre a Unemat, Sebrae e Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, além do sindicato.

Atualmente, a Teca é espécie plantada em maior extensão no Estado, com 48,5 mil hectares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE