Um projeto elaborado pela Prefeitura de Sorriso deve incentivar a criação de aves e suínos no município. Pelo projeto os serviços de terraplenagem, necessários para a construção de aviários e granjas de porcos, poderão ser executados pela prefeitura.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Sardi Trevisol, a prefeitura adquiriu uma máquina adaptada para realizar o serviço, que reduz o tempo gasto para fazer a terraplenagem. “O projeto tem como objetivo fomentar a diversificação da economia da região com os novos investimentos na avicultura e suinocultura”, declarou.
Trevisol explica que algumas máquinas levam até 15 horas para executar o serviço em um aviário, por exemplo, de 130 metros por 14 de largura. Com a nova máquina adquirida pela prefeitura pode levar, em média, de 6 a 7 horas, reduzindo os custos, que podem chegar a R$ 3 mil, dependendo da quantidade de horas gastas.
Ele acrescenta que já existe uma lei que autoriza o serviço, mas beneficia somente a construção de aviários. “Nosso objetivo é em atender toda a atividade agropecuária”, disse. Além de aviários e granjas para porcos, o serviço se estenderá para outras atividades.
O projeto de lei que autoriza esta prestação de serviços aos produtores rurais já foi encaminhado à Câmara Municipal.