A Prefeitura de Sinop está implantando um novo projeto de incentivo a agricultura familiar, que será desenvolvido inicialmente no Assentamento Mercedes 5. O trabalho é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop) e duas empresas.
A idéia inicial é viabilizar a produção da cultura do pepino, que servirá como matéria prima para a indústria de conservas de Sinop. Ou seja, os agricultores beneficiados terão a comercialização dos seus produtos garantida, além disso, eles receberão também assistência técnica especializada.
A equipe técnica da secretaria e dos parceiros já esteve visitando o assentamento e realizando o cadastramento das primeiras famílias interessadas. Inicialmente o projeto deve atender 20 pequenos produtores. Depois de selecionados, os assentados passarão por um mini-curso e participarão de visitas técnicas a algumas áreas onde já é feito o cultivo do pepino.
“A intenção da prefeitura é auxiliar essas famílias rurais a trabalharem de maneira sustentável”, explicou o secretário de Agricultura, Afonso Teschima Júnior. De acordo com a aceitação das primeiras famílias, o projeto poderá ser ampliado.