Empresas do setor moveleiro de Sorriso e Nova Mutum também poderão ser beneficiadas pelo projeto ‘cadeia de indústrias moveleiras da região de Sinop’. O projeto, que já está sendo implantado em Sinop e Lucas do Rio Verde, deve beneficiar mais de 50 empresas nos quatro municípios. Pelo trabalho, são elencadas as principais necessidades do setor, apontando alternativas que proporcionem o desenvolvimento e expansão da atividade na região.
No decorrer do projeto, são elencados medidas para o aperfeiçoamento e comercialização da produção e também para a modernização ao setor. Os trabalhos são feitos em parceria com as empresas, que apontam as ações que serão desenvolvidas. Entre as atividades estão treinamentos, consultorias, especialização de mão-de-obra, capacitação da gestão de produção e a viabilização do acesso às linhas de crédito
Em Sinop, o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado. Um diagnóstico do setor apontou que, das cerca de 50 empresas que atuam no município, 40% estão na informalidade. Cerca de 500 empregos também são gerados no setor. Em Lucas do Rio Verde 12 empresas também estão sendo beneficiadas com as atividades.
O projeto é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelas Secretarias de Indústria e Comércio, dos municípios.