O Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX- já tem 252 indústrias e empresas inscritas,e atende nos municípios de Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Vera, Santa Carmem, Cláudia, Itaúba e Tabaporã.
Realizado através de convênios entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, outros órgãos e entidades, o programa incentiva a cultura de exportação no Norte de Mato Grosso, incrementando a economia da região.
Os dez municípios participantes na região, são atendidas por um grupo composto de sete técnicos extensionistas das áreas de administração organizacional, recursos humanos, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura.
Esses técnicos visitam às empresas para implementação das fases a serem desenvolvidas orientando e informando a respeito dos serviços que serão feitos ao longo do período. De acordo com a assessoria, restam apenas algumas inscrições para completar o número de empresas estabelecidas pelo convênio.
O programa incentiva a formação dos Arranjos Produtivos Locais – APL’s, em segmentos como madeira e móveis, preparando as empresas para trabalhar com exportação. Iniciado em março deste ano, o programa será encerrado no mês de fevereiro do ano que vem.