Incentivar, fomentar, disseminar e fortalecer a economia criativa em Mato Grosso são alguns dos objetivos da Maratona de Negócios Criativos, que será lançada logo mais, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Na ocasião será proferida a palestra “A nova economia: quem são os novos empreendedores e o que podemos aprender com eles”, com Adriano Silva, do projeto Draft, plataforma de conteúdo que acompanha e registra o impacto do empreendedorismo criativo no país. Ainda haverá a apresentação do E-Strings, projeto inovador que reúne música eletrônica, instrumentos convencionais e tecnológicos em um show de cores, luz e som.
“A economia criativa representa uma atividade econômica que tem como valor agregado a criatividade, um potencial rico que Mato Grosso tem para ser ampliado nesse segmento e que precisa de suporte, de políticas públicas a fim de ser desenvolvido em sua plenitude”, explica o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.
Iniciativa do governo, o programa MT Criativo foi lançado em setembro do ano passado e envolve cinco Secretarias (Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Assistência Social e Ciência e Tecnologia), além do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
A Maratona, um subprojeto do programa, é composta por atividades como palestras, minicursos, oficinas e consultorias direcionadas a empreendedores dos segmentos criativos, estudantes e demais interessados no assunto.
Serão dez edições mensais, com início já em agosto deste ano e encerramento em julho de 2017, com exceção do mês de janeiro. Para este mês estão programadas diversas atividades, que serão realizadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro. As inscrições já estão abertas e as informações estão disponíveis no site www.mtcriativo.mt.gov.br.
O programa possui um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da Economia Criativa no estado e se estrutura em sete eixos estratégicos: estudos, pesquisas e metodologias; centro de referência da economia criativa; capacitação e formação, fomento e financiamento; estímulo aos territórios criativos e rede de parcerias.
Desde que foi lançado, algumas destas ações já foram colocadas em prática como, por exemplo, o Prêmio MT Criativo, que contemplou 10 projetos de economia criativa com um investimento total de R$ 400 mil.
Também foram realizadas parcerias na capital e no interior do estado para difundir o programa mato-grossense, selecionado no Edital de Fortalecimento das Incubadoras do Programa Brasil Criativo, do Ministério da Cultura, com captação no valor de R$ 700 mil.
A Economia Criativa deverá ganhar um Centro de Referência, a ser instalado no Grande Hotel, prédio localizado na área central de Cuiabá, que deverá ser reformado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na ordem de R$ 9 milhões.
“Nossa intenção é que, com as maratonas, haja o fortalecimento e o desenvolvimento do ecossistema da economia criativa regional”, salientou o superintendente de desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e coordenador técnico do programa, Rafael Albertoni Mazeto.