domingo, 9/junho/2024
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Projeto da Ferrovia de Sinop ao Pará recebe 16 propostas

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O Ministério dos Transportes recebeu 16 propostas de grupos interessados em fazer os estudos de viabilidade da ferrovia ligando Sinop a Miritituba (PA), pouco mais de 950 quilômetros. Os detalhes ainda não foram divulgados, no entanto, o órgão destacou que a portaria de autorização das escolhidas e também marcando o início dos trabalhos, deverá ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

Segundo o ministério, pela legislação, a autorização para a realização dos estudos não terá caráter de exclusividade, ou seja, mais de um grupo poderá obter autorização para um mesmo trecho, bastando preencher os requisitos estabelecidos no edital de chamamento. As empresas terão prazo de seis meses para desenvolver os estudos requeridos.

Conforme o órgão, “a adequada realização dos estudos garantirá o sucesso do posterior processo licitatório, na medida em que disponibilizará aos interessados em participar do leilão bases sólidas para o desenvolvimento de suas propostas, ao mesmo tempo em que atrai, já nesta fase de trabalho, potenciais candidatos à participação nas futuras concessões”.

A publicação apontou que as propostas deveriam conter o detalhamento das atividades que pretendem realizar, considerando o escopo dos projetos, estudos, levantamentos ou investigações definidos na solicitação, inclusive com a apresentação de cronograma que indique as datas de conclusão de cada etapa e a data final para a entrega dos trabalhos.

Nas propostas também deveriam constar a estimativa de custo específico para elaboração do estudo objeto da solicitação.

A Universidade Federal de Santa Catarina apresenta, esta semana, Brasília, o traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data ainda não foi definida, no entanto, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo (ex-secretário estadual de Logística), adiantou que será defendida a linha na margem esquerda da rodovia, sentido ao Pará, devido ao potencial mineral.

O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. No ano passado, foi inagurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira.

A Universidade Federal de Santa Catarina apresenta, esta semana, Brasília, o traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data ainda não foi definida, no entanto, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo (ex-secretário estadual de Logística), adiantou que será defendida a linha na margem esquerda da rodovia, sentido ao Pará, devido ao potencial mineral. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. No ano passado, foi inagurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira. – See more at: http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/governo-faz-chamamento-para-estudos-de-ferrovia-entre-sinop-e-para#sthash.S9PoLIP1.dpuf
A Universidade Federal de Santa Catarina apresenta, esta semana, Brasília, o traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data ainda não foi definida, no entanto, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo (ex-secretário estadual de Logística), adiantou que será defendida a linha na margem esquerda da rodovia, sentido ao Pará, devido ao potencial mineral. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. No ano passado, foi inagurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira. – See more at: http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/governo-faz-chamamento-para-estudos-de-ferrovia-entre-sinop-e-para#sthash.S9PoLIP1.dpuf

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