Criado para contribuir na qualificação de mão-de-obra de todo o país, o ‘Educação para a Nova Indústria’, programa desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), será lançado em Mato Grosso na próxima quinta-feira. Inclui ações do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com previsão de investimentos de R$ 10,5 bilhões.
No documento, que traduz a visão do setor produtivo sobre o futuro do país, os empresários destacam que a educação de qualidade é fundamental para a expansão das empresas e a competitividade da economia brasileira.
Os recursos do programa serão aplicados de 2007 a 2010 na ampliação e modernização da rede de escolas e laboratórios, no treinamento dos professores e na revisão dos conteúdos dos cursos do Sesi e do Senai. “Pesquisas comprovam que trabalhadores com maior grau de escolaridade têm mais chances de encontrar um emprego. Isso porque esses profissionais estão mais preparados para absorver e criar novas tecnologias, promovendo nas empresas um ambiente de conhecimento, criatividade e inovação”, analisa o diretor regional do Senai em Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Em Mato Grosso, a meta é atingir mais de 100 mil matrículas, com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 165 milhões, entre as duas entidades.