Ao exportar, inevitavelmente, uma empresa adquire certa vantagem sobre os concorrentes internos, através do melhor aproveitamento da capacidade instalada, incremento da produtividade, redução dos custos operacionais, aprimoramento da qualidade, incorporação de tecnologia e aumento da rentabilidade, entre outros benefícios. Ciente dessa realidade e com o principal intuito de disseminar a cultura exportadora, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promove amanhã e quinta-feira, o programa de capacitação empresarial da Rede CIN, composto pelos módulos ‘negociações internacionais’ e ‘marketing no comércio internacional’.
O objetivo é transmitir informações sobre negociação e marketing internacional, a importância dessas ‘ferramentas’ no processo de internacionalização da empresa e a conquista de novos mercados, com vistas a facilitar o planejamento de estratégias para o aumento da competitividade brasileira. Voltado a iniciantes e profissionais já atuantes na área de comércio exterior, bem como interessados na inserção internacional que possam conduzir ao melhor aproveitamento das oportunidades de negócios, o treinamento será ministrado a 40 empresários, que representam diversos setores industriais de Mato Grosso.
Segundo a coordenadora do CIN, Gabriela Fontes, ao abrir-se para o mercado externo , a empresa desenvolve uma nova cultura e aprimora seus métodos administrativos e organizacionais. “A intenção é diversificar a pauta de exportação do Estado, comercializar mais produtos industrializados e, com esse treinamento, estimular o potencial exportador”, ressalta. O treinamento – que conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – será ministrado pela especialista em Comércio Exterior, Marilza Gama Pereira Silva, no auditório da Fiemt.