PUBLICIDADE

Programa de renegociação de dívidas e acesso a crédito para pequenos negócios será lançado em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança nesta quarta-feira (21) o programa ‘Acredita MT’, para promover a renegociação de dívidas e apoiar o acesso a crédito aos pequenos negócios, em todas as regiões do estado. A ação terá duração de um mês e, ao final, será realizado um mutirão de atendimento nas agências do Sebrae nos municípios de Mato Grosso.

Segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em março deste ano, cerca de 6,3 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram alcançadas pela inadimplência em todo o país. Em Mato Grosso, mais de 135 mil micro e pequenas empresas estavam inadimplentes no mesmo período.

Conforme o gestor estadual de Crédito do Sebrae/MT, Fábio Apolinário, a ação faz parte do programa nacional, lançado pelo Governo Federal em abril deste ano, para apoiar os empreendedores na gestão financeira de seus negócios.

“O foco da iniciativa nacional é oferecer crédito com taxas de juros diferenciadas para quem mais precisa, que é o pequeno empreendedor e também ajudar aqueles que precisam renegociar suas dívidas no sistema financeiro. Diante disso, o Sebrae/MT decidiu propor uma estratégia de atuação estadual para ajudar os Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), pois cerca de 80% dos pequenos negócios do estado não conseguem acesso a crédito. Por meio do programa, eles receberão uma consultoria especializada de acesso a crédito ou renegociação de dívidas de forma gratuita e serão direcionados às instituições financeiras parceiras de cada região”, disse.

Em Rondonópolis, os empresários terão até o dia 20 de setembro para acessar o programa e melhorar a situação financeira do próprio negócio. Segundo a analista de Negócios do Sebrae/MT, Paula Fernanda, até o momento, algumas instituições financeiras realizarão atendimentos de acesso a crédito e renegociação de dívidas durante o programa no município.

“Além da consultoria gratuita de oito horas de acesso a crédito, com todas as informações e orientações necessárias da situação financeira da empresa e caminhos para a reestruturação, o empresário será encaminhado para a instituição financeira para ter o acesso ao crédito ou até negociar as dívidas da melhor forma. O Sebrae também fará todo o acompanhamento pós crédito para garantir a reestruturação dos pequenos negócios do nosso estado”, explica.

A analista afirma também que uma das principais preocupações e dificuldades dos empreendedores é a gestão financeira do negócio. “A gente entende que para aumentar as vendas é preciso ter um controle financeiro. Com um controle financeiro maior, é possível que o empresário faça uma projeção do faturamento e, a partir dessa informação, ele pode se reorganizar financeiramente. Por meio da consultoria, será possível separar a pessoa jurídica da pessoa física, fazer projeção de venda e de recebimento, ter acesso à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa, saber os custos fixos e variáveis e muitos outros pontos que são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa”, ressalta Paula Fernanda.

Os empresários que se enquadram nos portes MEI, ME e EPP e desejam participar do Programa Acredita MT podem procurar a Central de Atendimento do Sebrae, pelo 0800 570 0800, para saber o telefone e endereço da agência do Sebrae/MT mais próxima para orientações.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE