Dois novos municípos mato-grossenses passam a contar com o programa de apoio a pequenos empreendedores, Microcrédito. O benefício chega agora a Peixoto de Azevedo e Matupá. Com esses dois lançamentos o projeto, que se diferencia dos demais do país por ser o único que não cobra juros, passa a funcionar em 81 municípios.
De outubro de 2003 para cá, o Microcrédito já financiou 3.475 projetos, nos quais foram investidos R$ 3.3 milhões em recursos do Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (FEAT), que estão contribuindo para transformar a vida desses trabalhadores e suas famílias.
A coordenadora do Microcrédito da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Idirenes Amaral, informa que até o fim de 2009 o programa deverá contemplar mais nove municípios. “Outros (municípios) interessados na implantação podem obter informações no Conselho Estadual do Trabalho”.
A partir do dia 26 de agosto, após a criação do Conselho Municipal do Trabalho e do Comitê de Crédito Municipal em Peixoto de Azevedo e Matupá, as prefeituras abrem as inscrições aos empreendedores interessados em obter recursos para investir em seu próprio negócio. Os escolhidos participarão de um curso de capacitação gerencial, ministrado pelo Sebrae.
O Microcrédito é um programa de geração de emprego e renda criado para oferecer oportunidade de crédito a empreendedores excluídos do sistema financeiro, com habilidade e experiência de trabalho e que queiram iniciar ou ampliar seu negócio. É a única linha de financiamento do Estado que trabalha sem a cobrança de juros.
O programa financia até R$ 1.500,00, que podem ser parcelados em até 12 meses, com carência de três meses para o início do pagamento. O dinheiro pode ser usado na compra de máquinas, equipamentos e ferramentas, novas e usadas, matéria-prima, mercadorias para revenda e bens destinados à produção, prestação de serviços e comercialização.
O Microcrédito atende a um público variado, com foco nos que estão fora do mercado financeiro. O dinheiro pode ser usado na compra de máquinas, equipamentos e ferramentas, novas e usadas, matéria-prima, mercadorias para revenda e bens destinados à produção, prestação de serviços e comercialização.
O telefone do Conselho Estadual do Trabalho, que fica na Setecs, é 3613-5756.