Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai auxiliar empresas mato-grossenses a aumentarem sua competitividade internacional. O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), que tem como objetivo agregar valor ao produto e melhorar os processos de empresas que tenham interesse em exportar, também conta com o apoio do Departamento Nacional do Senai. O Progex será lançado na quinta-feira, às 19h30, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), com a presença de empresários de diversos segmentos.
“É necessário que as empresas interessadas já estejam familiarizadas com o processo de exportação”, explica a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec), Fátima Matias. As empresas interessadas devem se inscrever no Senai de Várzea Grande, que é a unidade responsável pelo programa no Estado. Em seguida, técnicos da instituição farão uma visita à empresa para a realização de diagnóstico e apresentação de soluções. Cada empresa receberá um investimento de R$ 10 mil durante todo o processo, que deverá durar cerca de um ano. “A contrapartida das empresas será de apenas 10% desse valor, ou seja, R$ 1 mil”, informa Fátima.
O Senai dispõe de apenas seis vagas para a primeira etapa do Progex. “Essas vagas serão preenchidas até a primeira quinzena de novembro, portanto, as empresas interessadas devem se manifestar com rapidez para não perderam a oportunidade”. Entre os benefícios do programa, destacam-se o apoio tecnológico às empresas, adaptação dos produtos às exigências dos países, aprimoramento da qualidade dos produtos brasileiros e desenvolvimento estrutural e lucratividade para os empresários.
Durante o evento de lançamento, os empresários poderão conhecer todas as etapas do programa e sanar as dúvidas quanto à participação. Os Correios/APEX e o Banco do Brasil apóiam o evento. Para participarem, os empresários devem confirmar presença pelo telefone do Senai.