sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Professores e acadêmicos franceses conhecerão em Sinop atividade madeireira

PUBLICIDADE

Chega hoje a Sinop uma comitiva de universitários de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e da francesa Université Rennes 2, além de professores, pesquisadores e jornalistas que estão viajando pela floresta Amazônica para estudos e pesquisa universitária sobre as dinâmicas agrícolas e seus impactos espaciais e ambientais em Mato Grosso.

A delegação fica em Sinop até segunda-feira, vai se reunir com diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), conhecerá a atividade das indústrias e os projetos de manejo para extração seletiva de árvores próprias para industrialização. Na segunda-feira pela manhã, haverá palestra sobre a realidade do setor madeireiro no Norte do Estado, a história da madeira e a economia do setor, com o presidente José Eduardo Pinto.

A cooperação existe entre o Laboratório Costel, o Departamento de Geografia da Universidade de Rennes 2 e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – curso de Gestão Ambiental e periodicamente permite o reforço das relações universitárias entre os dois países, além de intercâmbio de acadêmicos.

O objetivo da pesquisa é abordar a diversidade de realidades brasileiras por meio do exemplo de Mato Grosso, com suas dinâmicas agrícolas e ambientais, apresentadas pelos três biomas mais importantes do Brasil: florestas, cerrados e zonas unidas (Pantanal).

O estudo vem sendo feita há anos pelos estudantes destas universidades com trabalho em campo, medidas físicas e levantamento de biodiverisade e meteorologia, com o objetivo de buscar soluções para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de modos de utilização do solo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE