A primeira noite 1º Congresso de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Conemat), 4ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SEAA) e 2ª Semana de Engenharia Florestal teve a palestra de abertura focada em engenharias nas transformações da sociedade. O professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Antonio Rocco, mostrou que a função muito maior do que projetar. "No momento atual, os engenheiros são verdadeiros agentes transformadores. Um exemplo é Sinop, que há 20 anos, era totalmente diferente, hoje a cidade é um pedaço expressivo do país. As engenharias têm participação direta nessa mudança", disse.
Outro ponto citado por Rocco é a relação do profissional com a ética e responsabilidade social. "A profissão é o maior bem pessoal que temos. Precisamos nos credenciar e filiar em associações. Devemos ter respeito acima de tudo", aconselhou. O professor ainda ressaltou a relevância que os congressos têm na formação dos estudantes para a construção de uma carreira. "Hoje eu percebo que eu perdi muito tempo dando valor a outras questões, que não devem ser prioridades. Eventos como esse trabalham o crescimento do ser humano e profissional. O exercício da profissão deve ser feito com amor. É necessário perceber a amplitude do trabalho que desenvolvemos", finalizou.
O congresso vai até o sábado (25), com a realização de 16 minicursos, palestras e discussões temáticas. A programação é para áreas da engenharia, agronomia e arquitetura. O objetivo do evento é discutir novas perspectivas e tendências profissionais.