PUBLICIDADE

Produtores não bloquearão BR-163 no Nortão mas farão protestos

PUBLICIDADE

Como um frigorífico de Matupá entrou com uma liminar contra o movimento dos produtores de arroz do Norte de Mato Grosso, que estava bloqueando a BR-163 ontem, na divisa entre Matupá e Peixoto de Azevedo, os arrozeiros tiveram que mudar a estratégia da manifestação. O pedido, com alegação de que a empresa estava tendo muitos prejuízos por não poder transportar gado, foi atendida por um juiz, que determinou a liberação da pista.

Hoje de manhã, cerca de 100 produtores se reuniram no Sindicato Rural de Matupá, para definir a continuidade do protesto. De acordo com Daniel Paes, o movimento vai continuar, desta vez às margens da BR-163. “As máquinas vão estar lá, às margens da BR e nossa luta vai continuar até termos uma definição. Ontem conversamos com o superintendente da Conab, que nos atendeu muito bem, e acreditamos que estamos próximos de atingir nosso objetivo”, disse ao Só Notícias.

O protesto na BR-163 é devido ao baixo preço do produto e a queda na classificação de qualidade da variedade Cirad 141 estabelecida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos grãos do tipo longo-fino. Ontem, os manifestantes bloquearam a pista até às 18;00h, com um breve intervalo na hora do almoço, quando liberaram o trânsito por uma hora.

A Conab informou que já encaminhou solicitação ao Ministério da Agricultura, atendendo a solicitação da Apa (Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso) e outras entidades, com o pedido emergencial de flexibilização do critério de classificação, passando de 80% de grãos longo-finos por saca para uma exigência de 70%. O presidente da Conab, Jacinto Ferreira, se reúne hoje com técnicos do Mapa para discutir o pedido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE