O Sindicato Rural de Sinop e o Conselho de Desenvolvimento do Norte do Mato Grosso (Codernorte) estão se mobilizando para marcar um audiência com a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), para discutir a pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte e Santarém (PA).
O presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan disse, ao Só Notícias, que o setor quer buscar apoio para as cobranças ao Governo Federal. “Vamos pedir apoio da governadora e também da prefeita de Santarém, a Maria do Carmo, para que as obras iniciem o mais rápido possível”, destacou.
São mil quilometros de rodovia que, depois de asfaltados podem reduzir os custos com frete em até U$$ 30 por tonelada, viabilizando o escoamento da produção pelo porto de Santarém. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre.
O custo da obra, a ser executada em quatro anos, está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. A licença de instalação, necessária para o início da pavimentação, deve ser entregue pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em maio deste ano.
Em março do ano passado, lideranças de todo a região participaram de uma audiência com o ex-governador Simão Jatene, em Santarém, para pedir apoio nas negociações.