segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Produção industrial tem avanço considerável em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A produção industrial mato-grossense avançou em maio e saiu dos 41,9 pontos registrados em abril, para 54,3. O progresso no período foi de 12,4 pontos. Além de crescimento significativo na comparação mensal, o índice evoluiu frente ao mesmo período do ano anterior, quando ficou em 46,5 pontos. Os dados são da Sondagem Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (27) pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O aumento foi estimulado, principalmente, pelo menor número de feriados, segundo a CNI.

No período, a utilização da capacidade industrial instalada cresceu 7 pontos, atingindo 62% de uso. Porém, o indicador de empregabilidade continua abaixo da linha divisória de 50 pontos e recuou, saindo dos 49,5 pontos em abril para o patamar de 47,2 em maio.

Fiemt, Adilson Valera Ruiz, a necessidade por produtos foi um dos fatores que influenciou na ampliação da produção. “A população é grande, há carência por produtos em diversos setores e há uma retomada de consumo”. Apesar do crescimento, o momento ainda não é de comemoração. Segundo ele, o quadro é mais otimista, mas as condições econômicas e políticas têm oscilado e para resultar em evolução é necessário mais estabilidade.

O economista Edisantos Amorim acredita que a queda na inflação, a redução dos juros e do IPCA também influenciaram o resultado positivo, já que provoca a redução de custos. “No entanto, o emprego é o último degrau da escala econômica. Viemos de uma recessão grande e a instabilidade política e a volatilidade econômica influenciam a criação de empregos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE