PUBLICIDADE

Produção industrial em Mato Grosso bate recorde e geração de empregos deve crescer

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A indústria mato-grossense apresentou a melhor produção para o mês de dezembro desde 2011, constatou a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O indicador de produção registrou, em dezembro, 44,6 pontos, resultado mais próximo da linha divisória dos 50 pontos.

Houve queda de 1,9 ponto em relação a novembro. Segundo o estudo, isso “pode estar relacionado com a sazonalidade do setor industrial”. “Ao comparar a produção industrial entre os meses de dezembro de 2018 com o de 2017, observa-se aumento de 1,1 ponto”, informa.

Em dezembro, a utilização da capacidade instalada, que é o nível de uso do parque fabril, se manteve em 63% – mesmo resultado de novembro e 4 pontos percentuais acima do registrado em dezembro de 2017. O índice do emprego industrial caiu para 47,4 pontos no mês passado, mas a média anual superou os anos de 2016 e 2017 ao atingir 48,9 pontos. Os indicadores variam de zero a 100 pontos, acima dos 50 demonstra aumento e abaixo queda.

A pesquisa mostra que todos os indicadores referentes às expectativas dos empresários ficaram acima dos 50 pontos, o que demonstra o otimismo dos industriais. Eles se mostraram confiantes em relação ao aumento da demanda e contratação de pessoal, respectivamente 59,1 e 57,4 pontos. Essa perspectiva pode ajudar a recompor os estoques, que caíram em dezembro para 44,1 pontos, e o nível de estoque planejado também registrou queda ao ficar em 46,4 pontos. Em relação à compra de matéria-prima, a expectativa saltou de 51,7 para 56,7 pontos, enquanto a intenção em exportar os produtos se manteve em 52,3 pontos.

“Continuamos com os mesmos problemas, como a alta carga tributária, apontada na pesquisa como o principal entrave do setor industrial. Contudo, as perspectivas estão melhores do que novembro e dezembro, talvez em função dos novos governos e novas medidas esperadas. Esse otimismo é muito importante porque nos faz pensar em investimento. Esperamos seguir nessa tendência de alta e que a economia se recupere”, avaliou o vice-presidente do Sistema Fiemt, Sérgio Antunes.

A pesquisa constatou uma piora na situação financeira das empresas no quarto trimestre ao marcar 47,9 pontos e uma queda na margem de lucro operacional, que ficou em 43,5 pontos. O acesso ao crédito subiu para 42 pontos, mas ainda abaixo da linha dos 50 pontos. Já o preço da matéria-prima atingiu 57,3 pontos, informa a assessoria da federação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio danifica caminhonete em rodovia de Sorriso

As chamas consumiram parcialmente uma GM S10 branca, esta...

União Europeia aprova assinatura de acordo comercial com Mercosul

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,...

Empresas de Nova Mutum contratam 285 novos profissionais e alguns salários chegam a R$ 8 mil

Empresas e indústrias sediadas em Nova Mutum estão divulgando,...
PUBLICIDADE