Aproximadamente 3,5 mil pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas e estudantes são esperados para a edição do Entec$ 2009 – Encontro Nacional de Tecnologias de Safras -, confirmado para os dias 7 a 9 de maio e, que neste ano traz como novidades as explanações voltadas para todas as safras e, não só a safrinha, como nas edições anteriores. Como tema, ‘Produzir Reciclando’, o objetivo é apresentar novas tecnologias de forma sustentável. “Serão apresentados tecnologias de produção de safra e segunda safra de milho, sorvo, girassol e algodão, novas espécies de cobertura de solo e novas espécie de produção de oléo para biodiesel”, disse o coordenador do centro de pesquisas da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli.
Esta confirmada a participação de mais de 60 empresas que apresentarão variedades em sementes, defensivos, fertilizantes, nutrientes e, também, maquinários. “O evento está se consolidando. Não só safrinha será tema, mas sim o ciclo completo da lavoura”, disse. “A ideia do evento é englobar além das empresas que atuam diretamente, também as empresas de máquinas e prestação de serviços. Pensando desde a semente, o plantio, até o caminho para exportação”, acrescentou. A expectativa para esse ano é que aproximadamente 90 empresas participem. Ano passado, foram 85.
A programação ainda deve ser confirmada pela Fundação mas assuntos como utilização de dejetos animais na agricultura, cenário econômico, gestão da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes visando sistemas de produção rentáveis, giro tecnológicos a lavouras demonstrativas da fundação deverão compor o cronograma. A Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja do Estado – deverá ter um espaço direcionado à eles.
O Entec$ 2009 será desenvolvido, a exemplo de anos anteriores, no centro de pesquisas da fundação (aproximadamente 8 km de Lucas do Rio Verde).