segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Produção da indústria de Mato Grosso cresce 8,7% no primeiro bimestre

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A indústria de Mato Grosso registrou crescimento de 8,7% no primeiro bimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do relatório do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com base nos dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números mostram que o estado ocupou a 5ª posição no ranking nacional, junto com o Rio de Janeiro, com crescimento acima da média nacional (de 4,3%). Os estados que mais cresceram esse período foram: Rio Grande do Norte lidera a pesquisa com 71,5%, seguido por Amazonas (14%), Goiás (10,4%) e Ceará (8,8%).

“Apesar de inúmeros desafios relacionados ao custo de produção, a indústria mato-grossense mantém o crescimento, principalmente pelo setor alimentício. Estamos trabalhando com outros setores para impulsionar mais o segmento como um todo no estado, agregando, cada vez mais, valor à nossa produção”, pontua o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.

Em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento da produção da indústria foi de 9,2%, graças ao desempenho dos setores de fabricação de produtos alimentícios, com ênfase para a produção de carnes de bovinos, óleo e resíduos de extração de soja e miudezas de aves congeladas; de bebidas, como cervejas, chope e refrigerantes; e de biocombustível , com o álcool etílico; e de minerais não metálicos; com elementos pré-fabricados para a construção civil de cimento ou concreto. Já fabricação de produtos químicos e produtos de madeira assinalaram variação negativa no período comparado.

Em fevereiro de 2024, a produção industrial nacional mostrou variação de -0,3% frente ao mês imediatamente anterior, janeiro de 2024. Nas produções regionais, Rio Grande do sul lidera a pesquisa com 9,4%, seguido por Amazonas (7,3%), Espírito Santo (5,9%), Ceará (5,2%), Pernambuco (5,2%), Rio de Janeiro (2,0%), Bahia (1,8%), Região Nordeste (1,6%), Minas Gerais (0,9%) e Paraná (0,6%) registraram variação positiva. São Paulo (-0,5%), Santa Catarina (-0,6%), Pará (-2,2%), Goiás (-2,4%) e Mato Grosso (-3,3%) assinalaram variação negativa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Lucas do Rio Verde vai melhorar iluminação em bairro

A prefeitura definiu a abertura de processo licitatório, dia...
PUBLICIDADE