Faltando pouco mais de uma semana para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta para os cuidados que devem ser tomados na compra de brinquedos.
A superintendente Gisela Simona Viana explica que os consumidores devem verificar sempre a procedência do produto, se ele possui selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a faixa etária indicada e se o produto é original.
Ao comprar brinquedos para crianças de pouca idade, o consumidor precisa ficar atento à faixa etária indicada. Alguns produtos podem conter peças pequenas ou soltas que seriam facilmente engolidas pelas crianças podendo levar a uma simples complicação digestiva ou até mesmo a morte.
Por segurança é necessário verificar a existência do selo Inmetro, que é obrigatório para produtos destinados a crianças de até 14 anos. O selo pode estar impresso, em etiqueta autoadesiva na embalagem ou afixado no produto. Também pode estar em etiquetas de pano, como no caso de bichos e bonecos de pelúcia. Todo brinquedo, seja nacional ou importado, deve ser certificado.
Outra dica importante para o consumidor é pesquisar preços. Como não há uma legislação que regulamente os valores de brinquedos, o ideal para economia doméstica é sempre pesquisar, pois o preço de um mesmo produto pode variar bastante de uma loja para outra. “Ao final da compra, exija também a nota fiscal e a garantia do produto, essenciais nas relações de consumo”, alerta.
PUBLICIDADE
Procon Estadual alerta sobre cuidados ao comprar presentes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE